Meio ambiente busca soluções para a Copa

13/06/2010

Por Ana Balardim

Sub-sede em Cuiabá, sendo preparada para a Copa de 2014

Este mês a Câmara Temática de Meio Ambiente começou oficialmente os trabalhos para a Copa do Mundo de 2014.  A cidade de Brasília foi uma das sede de oficinas, onde teve a presença de representantes de estados, do BNDES, do Ministério das Cidades, entre outros. O objetivo desta oficina foi formar um grupo, composto por líderes das cidades e dos municípios que vão receber o Mundial, além de potencializar resultados, padronizar procedimentos e encontrar ações mais racionais, que possam ser usadas por todos. Ao todo, serão nove câmaras com ações em diferentes setores.

Na ocasião da oficina, o coordenador da Câmara Temática do Meio Ambiente, Claudio Langone, explicou que a intenção é a de não repetir erros do passado, referindo-se aos Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007.

O governo brasileiro teve grandes lições com o Pan. E muitas dessas ações que vamos realizar agora serão preventivas. O Ministério Público não faz questão de interromper projetos, então, se pudermos debater isso antes e garantir os resultados de sustentabilidade, será muito bom disse.

É necessário haver dedicação para encontrarmos soluções adequadas, principalmente porque as obras devem melhorar a qualidade de vida nas cidades. Muitas delas trarão grandes ganhos ambientais, como as que envolvem transportes coletivos menos poluentes. Talvez as reformas de aeroportos sejam as mais complicadas porque as extensões de pistas, por exemplo, podem comprometer áreas com cobertura vegetal ou comunidades. Mas os ganhos serão muito significativos e é nisso que temos de pensar concluiu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: