Educação ambiental é um direito de todo cidadão

14/06/2010

Por Ana Balardim

Educação ambiental rural na Serra de Dona Francisca/Joiville-SC

A Constituição Federal consagra o Meio Ambiente ecologicamente equilibrado como um direito do cidadão, estabelecendo vínculo entre qualidade ambiental e cidadania.

Poucos sabem que a Constituição Federal determina como ao Poder Público à promoção da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino.

Para a educação foi dada a incumbência de ser o agente de mudanças desejáveis na sociedade, e a ela se cabe as educações: sexual, antidroga, do trânsito, da saúde, higiene, ambiental e outros. Dentre elas, nenhuma tem um apelo tão grande quanto à Educação Ambiental, pois pela sua própria natureza integradora, atinge várias áreas, e também desencadeia um efeito muitíssimo devastador quando falha no seu objetivo de desenvolvimento da sociedade, em relação à problemática ambiental e aos seus aspectos socioculturais, econômicos, políticos, científicos, tecnológicos, ecológicos e éticos.

Existe hoje certa confusão conceitual, não só no que diz respeito ao ensino de ecologia e da Educação Ambiental, bem como no que se refere ao profissional da ecologia – ecólogo – e ao militante político – ecologista. Isto ocorre, ainda, em relação ao termo meio ambiente que, por sua vez, nos remete à Educação Ambiental.

A chave para o desenvolvimento é a participação, a organização, a educação e o fortalecimento das pessoas. O desenvolvimento sustentável não é centrado na produção, e sim nas pessoas. Deve ser apropriado não só aos recursos e ao meio ambiente, mas também à cultura, história e sistemas sociais do local onde ele ocorre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: